Aldeia de Moçambique a beira de ficar submersa

Há uma aldeia em Moçambique que deverá ficar submersa nas próximas horas 24 horas. O alerta foi dado pela organização não-governamental Save the Children: Buzi, uma aldeia onde vivem cerca de 2500 crianças, pode estar prestes a ficar debaixo de água. As equipas de resgate lutam contra o tempo.
Cerca de 50 quilómetros do território já ficaram submersosdepois da passagem do ciclone Idai, depois de as margens do rio Buziterem deslizado. A água transbordou e provocou inundações que atingiram esta aldeia. Várias pessoas estão nos telhados das casas, como se pode ver nas imagens satélite da aldeia, onde aguardam ajuda e que alguém os venha resgatar.
A passagem do ciclone Idai atingiu na quinta-feira Moçambique, Maláui e Zimbabué, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora. Estima-se que, até ao momento, o número de mortos ultrapasse já os 220.
Só em Moçambique, a passagem do ciclone provocou, pelo menos 84 mortos e dezenas de desaparecidos. No entanto, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, acredita que o número de mortos no país pode ultrapassar os mil. “Isto é um verdadeiro desastre humanitário.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dívidas ocultas: Primeiro contacto foi com agente secreto sul-africano

30 years of brutal silence of Germany on slavery of Mozambicans

Sobreviventes do massacre descrevem “execuções agoniantes” em campo de futebol de Muidumbe