Bandidos barricam via e roubam a passageiros


Estrada que liga Metarica a Maua
Numa acção que as autoridades administrativas e policiais de nível local classificam como de mero banditismo, e numa situação em que as autoridades moçambicanas continuam a enfrentar dificuldades de devolver segurança no norte de Cabo Delgado e nas estradas do centro do país, mais uma acção de insegurança pública teve lugar no distrito de Maua, província de Niassa, na manhã deste domingo.
Trata-se de um roubo, com recurso à violência extrema contra tripulantes e passageiros de uma viatura de transporte de passageiros que fazia a ligação entre os distritos de Metarica e Maua, no Niassa. O que se diz é que, logo de manhã, um grupo de bandidos colocou barricadas na região de Muoco, distrito de Maua, ao longo da estrada que liga este distrito do vizinha Metarica. A acção teve lugar na manhã deste domingo.
Com as barricadas colocadas na via, uma viatura de transporte de passageiros, que fazia a ligação entre Maua e Metarica, foi obrigada a abrandar e a parar a marcha no sentido de remover os troncos da via. No mesmo instante, um grupo de cinco homens, dois deles munidos de armas de fogo irromperam pela mata e introduziram-se na viatura. Numa acção descrita como tendo sido devidamente preparada, o grupo atacante identificou o motorista e dois passageiros e exigiu que estes entregassem os seus telefones e todo o dinheiro que traziam. Efectivamente, os três identificados traziam o que se considera “muito dinheiro”, cuja quantidade exacta não foi ainda revelada.
A administradora de Maua é citada pela Rádio Moçambique a confirmar a ocorrência e a garantir que as autoridades policiais já estavam no encalço dos malfeitores, que depois de concretizarem a acção voltaram a desaparecer pela mata adentro. “A Polícia já está a trabalhar. Tiraram valores monetários. Eles já tinham muita informação. Já sabiam quais são as pessoas que traziam valores monetários” – explicou
Num intervalo de poucas horas, acrescentou a administradora Ilda Macome, também citada pela Rádio Moçambique, “o grupo abriu fogo, no mesmo local, contra uma viatura dos Serviços Distritais da Juventude e Tecnologias de Metarica.
Vidros e pneus da viatura ficaram danificados.
MEDIAFAX – 23.12.2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dívidas ocultas: Primeiro contacto foi com agente secreto sul-africano

30 years of brutal silence of Germany on slavery of Mozambicans

Sobreviventes do massacre descrevem “execuções agoniantes” em campo de futebol de Muidumbe