HÁ RUMORES DE QUE QUEM TENTOU ASSASSINAR VUMA FOI UM TAL DE VALDO MULATO

Salimo, o detido, é o verdadeiro atirador?

O baleamento de Agostinho Vuma, sábado à tarde, e a posterior detenção de Salimo (um agente do SERNIC), segunda-feira à noite, ainda vão dar muito pano para mangas.

Ao que o DN apurou, parece haver aqui um puzzle difícil de montar. Fontes deste jornal asseguram que o Salimo que está detido, e que se encontra na BO, é inocente.

Um dia depois do baleamento de Vuma, portanto no domingo último, Diogo Mapanda, o chefe da Direcção de Informação Operativa (DIO), no Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), ligou para Salimo e disselhe que estavam a desconfiar dele no caso do fracassado assassinato do ainda presidente do CTA.

Salimo não se fez de rogado, dirigiu-se ao SERNIC com o intuito de esclarecer tudo. Foi quando o prenderam e o foram jogar na BO.

Na manhã de terça-feira, Rainha Gamboa, a directora do SERNIC ao nível da cidade capital, dirigiu-se, acompanhada por outros graúdos da instituição, à BO para interrogar Salimo. Ele disse que estavam equivocados e que o Salimo que procuram não é ele, pois no dia e à hora dos disparos estava numa cerimónia familiar e pode provar por via de várias testemunhas que estavam lá presentes.

RainhaGamboa fez ouvidos de mercador e à tarde do mesmo dia a prisão de Salimo foi legalizada por um juiz de instrução.

Há quem diga que quem atirou contra Vuma foi um cadastrado “amigo” do SERNIC de nome Valdo Mulato- sempre usado, quando lhes interessa, para silenciar pessoas tidas como incómodas.

Fê-lo acompanhado por um outro bandido de nome Frank. Foram contratados para esta “missão” por algum graúdo do SERNIC que teria recebido do interessado em silenciar o presidente do CTA 300 mil dólares norte-americanos.

Referem as fontes do DN que a prisão de Salimo não passa de um embuste para ludibriar a opinião pública bem como o poder político que tem pressionado para que este caso seja esclarecido.

Houve até buscas à casa de Salimo, mas não acharam nada que o comprometesse. E fizeram-nas sem o respectivo mandado. Foi tudo arranjado.

 Isto tem desagradado alguns operativos do SERNIC e reforçou a contestação que existe em torno da pessoa de Rainha Gamboa, tida como incompetente.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS – 16.07.2020


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dívidas ocultas: Primeiro contacto foi com agente secreto sul-africano

30 years of brutal silence of Germany on slavery of Mozambicans

Sobreviventes do massacre descrevem “execuções agoniantes” em campo de futebol de Muidumbe