Dia Mundial da Internet: as dicas da Check Point para garantir uma navegação em segurança

 

A Check Point assinala a presente data partilhando 5 rotinas que deve manter de forma a proteger os seus dados

 

Maputo, Moçambique, 17 de maio de 2021 – No Dia Mundial da Internet, a Check Point Software Technologies (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder especializado em soluções de cibersegurança a nível global, relembra que a navegação Web não está isenta de perigos.

 

De acordo com o Data Reportal, entre 2020 e 2021, o número de utilizadores na Internet em Moçambique aumentou 25%, o que, em valores absolutos, corresponde a um acréscimo de 1.4 milhões de utilizadores. A crescente digitalização dos serviços, das organizações e do dia-a-dia faz com que as superfícies suscetíveis a sofrer um ciberataque se expandam inevitavelmente. A equipa de investigação da Check Point relembra as 5 principais práticas de cibersegurança que devem pautar a navegação digital:

 

  1. Visitar unicamente páginas web seguras. Infelizmente, são muitas as páginas web maliciosas ou que ainda não contam com as medidas de segurança necessárias. Por este motivo, é fundamental ter todas as precauções aquando da partilha de dados pessoais na internet. A melhor forma para saber se uma página web é ou não segura é procurar pelo protocolo de segurança https – se o URL em questão inclui no final um -s, significa que é um website seguro e que cumpre os standards de proteção. Outro dos indicadores é a presença de um pequeno cadeado no início do link.

 

  1. Instalar sempre as atualizações. É frequente pensar-se que a atualização de softwares ou aplicações carece de importância. A Check Point tem alertado consistentemente para o grande risco que é ignorar esta simples tarefa. Com as atualizações vêm muitas vezes patches que asseguram a resolução de potenciais falhas de segurança. Manter os dispositivos atualizados é otimizar o seu nível de segurança, sendo, por isso, uma estratégia eficaz para manter os dados e ficheiros a salvo.

 

  1. Não utilizar o mesmo nome de utilizador e palavra-passe para diferentes plataformas online. Cada vez são mais os serviços ou aplicações online que utilizamos no nosso dia-a-dia. Lembrarmo-nos de todos os dados de início de sessão pode ser complicado. A utilização das mesmas credenciais de acesso para diferentes plataformas é muito comum, porém bastante desaconselhada pelas práticas de cibersegurança. No caso de sofrer um roubo de uma das suas contas, será muito fácil para o atacante aceder a todas as outras caso mantenha os mesmos dados de início de sessão. Além disso, é importante relembrar também a importância de estabelecer palavras-passe robustas, evitando informações facilmente decifráveis (como data de nascimento, por exemplo).

 

  1. Descarregar aplicações partindo apenas de fornecedores oficiais. Jogos, redes sociais, online banking... O número de aplicações que os utilizadores têm nos seus telemóveis é cada vez maior. Antes de realizar um download, certifique-se que a plataforma que utiliza para o efeito é oficial e faça questão de ler as condições de uso, que muitas vezes são abusivas no que respeitam as normas de privacidade.

 

  1. Proteja os dispositivos. Face a possibilidade de ser vítima de um ciberataque, é fundamental adotar uma abordagem de prevenção. A Check Point recorda a importância de proteger devidamente os dispositivos com softwares específicos de segurança. A Harmony Mobile é exemplo de uma solução de defesa contra ameaças móveis, eficaz na proteção dos dispositivos corporativos frente a ataques móveis avançados, como aplicações infetadas, ataques Man-in-the-Middle, links maliciosos e muitos outros.

 

A Internet faz já parte dos nossos dias e cada vez são mais as atividades que se podem fazer através de uma simples conexão à rede. Talvez seja isso que nos faz baixar a guarda e esquecer os perigos a que nos expomos cada vez que estamos conectados ou descarregamos uma aplicação. Phishing, páginas falsas... São muitos os perigos com os quais convivemos diariamente e contra os quais devemos estar protegidos para que os nossos dados não estejam em risco,” avança Marla Mendes, responsável da Check Point Software para o mercado moçambicano. “Na Check Point trabalhamos incansavelmente para que todos estejam cientes das ameaças do mundo virtual e da importância de tomar medidas para proteger o armazenamento das nossas informações. Aconselhamos sempre a adoção de uma atitude de prevenção, é a melhor defesa quando falamos de cibersegurança.”

 

-FIM-

 

Siga a Check Point Research através de:  

Blog: https://research.checkpoint.com/   

Twitter: https://twitter.com/_cpresearch_

 

Siga a Check Point Security através de:  
Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/check-point-software-technologies/
Twitter: http://www.twitter.com/checkpointsw  
Facebook: 
https://www.facebook.com/checkpointsoftware
Blog: http://blog.checkpoint.com  
YouTube: http://www.youtube.com/user/CPGlobal  

 

Sobre a Check Point Research   

A Check Point Research disponibiliza informação sobre ciberameaças aos clientes da Check Point Software e à vasta comunidade de cibersegurança. A equipa de pesquisa colige e analisa dados de ciber-ataques a nível global captada na ThreatCloud para manter os hackers sob vigilância, enquanto assegura que todos os produtos da Check Point se encontram atualizados com as mais recentes proteções. A equipa de pesquisa conta com mais de 100 analistas e pesquisadores que cooperam com outros fabricantes de segurança, entidades legais e diversos CERTs.  

 

Sobre a Check Point Software Technologies Ltd.

A Check Point Software Technologies Ltd. (www.checkpoint.com) é um fornecedor líder em soluções de ciberseguraça para governos e empresas a nível mundial. As suas soluções protegem os seus clientes dos ciberataques de 5ª geração com um índice de captura de malware, ransomware e outros tipos de ataques líder no mercado. A Check Point oferece uma arquitetura de segurança multinível com a nossa nova proteção contra ameaças Gen V que protege todas as operações das empresas em cloud, redes, e mobile contra todos os ataques conhecidos combinando com o sistema de gestão de segurança mais completo e intuitivo. A Check Point Software protege mais de 100,000 empresas de todos os tamanhos.

 

©2021 Check Point Software Technologies Ltd. Todos os direitos reservados.

 

Do It On 

Fernando Batista 

Email: fernando.batista@doiton.agency  

 

Carolina Esteves

Email: carolina.esteves@doiton.agency

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dívidas ocultas: Primeiro contacto foi com agente secreto sul-africano

30 years of brutal silence of Germany on slavery of Mozambicans

Sobreviventes do massacre descrevem “execuções agoniantes” em campo de futebol de Muidumbe