Sucesso dos EUA e Geroge Washington 1732
GEORGE WASHINGTON
‘’A liberdade é uma planta que cresce rápido quando ganha raízes’’
Atribui-se grande parte do sucesso dos Estados Unidos em seu processo de independência à George Washington, nascido no dia 22 de fevereiro de 1732, na região de Popes Creek, Virgínia, veio de uma família influente e rica, que era benfeitora direta na colônia em que residia, tendo o sobrenome conhecido na área de especulação imobiliária. O pai de Washington, por exemplo, chamado Augustine Washington, era dono de mais de 10 mil acres de terra, um dos administradores coloniais da região.
Filho mais velho de sua família, tinha cinco irmãos além de três outros meio-irmãos, frutos do primeiro casamento de seu pai, e ao longo de sua infância viveu na Virgínia nas propriedades de sua família. Washington recebeu ensino domiciliar, não tendo frequentado a escola com outras crianças, pois seu pai optou por pagar tutores particulares durante infância e adolescência, tendo sido uma criança estudiosa com grande vocação para geografia e matemática. Quando tinha 11 anos, seu pai faleceu, e George Washington passou a residir em Mount Vernon, tendo herdado algumas terras e escravos deixados pelo seu pai, continuou a ter uma vida estável mesmo sem seu pai, e com o passar do tempo, continuou a empreender o negócio de sua família, e brevemente se tornou, a exemplo de seu pai, um dos homens mais ricos das colônias norte americanas.
Em 1752, seu meio-irmão (e dono das terras onde residia o jovem George), acabou falecendo de tuberculose, deixando suas terras para Washington em Mount Vernon, fato que o fez definitivamente o maior proprietário de terras da Virgínia, e nesse mesmo ano, ingressou no exército, onde seu comportamento exemplar e sua influência financeira o elevou brevemente a Major e Comandante de uma tropa distrital. Em outubro de 1753, foi enviado para uma missão na Pensilvânia, onde seu dever era convencer os franceses a abandonar suas terras, mal sucedida pois os franceses decidiram permanecer, obrigando Washington a iniciar um pequeno conflito, onde os francos se uniram a alguns indígenas no que ficou conhecido como a Guerra Franco-Índia, e George Washington saiu vitorioso.
Após isso, foi nomeado general, mas brevemente se aposentou dos serviços militares em 1758, dedicando-se a produção de tabaco, e a junção de sua influência financeira e militar, se lançou para política, eleito para a famosa House of Burgesses, instituição formada por vários proprietários de terras, que juntos eram membros da Assembleia da Virginia. Sua carreira política coincidiu com o momento de impasse dos britânicos com as Treze Colônias, onde a Inglaterra aumentava de modo desproporcional os impostos para os colonos, além de impor regras de proibição de indústrias para evitar competitividade com o mercado interno inglês, e em 1774, Washington foi enviado ao Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, representando a Virgínia para tratar desses assuntos.
Washington inicialmente se posicionou contrario a um levante, argumentando que a lealdade deveria ser mantida pelo poder bélico maior dos ingleses, e o levante deveria ser a última opção dos colonos. Embora contrario a um levante, os britânicos continuaram a aumentar seus impostos, prejudicando diretamente os interesses colônias, e em 1775 alguns conflitos por independência passaram a acontecer, e as colônias se recusavam cada vez mais a obedecer à Inglaterra. É claro que alguns grupos mercenários não seriam capazes de conter um exército britânico, por isso, George Washington foi novamente escolhido como representante, mas dessa vez, como general militar dos exércitos coloniais.
Em 4 de julho de 1776 foi declarada a independência dos Estados Unidos, e teve início a revolução americana, onde a guerra contra os ingleses perdurou por quase cinco anos a fio, e com ajuda da França, adversária direta da Inglaterra, e outrora inimiga dos colonos, em 1783 os Estados Unidos derrotaram as tropas inglesas, e foi internacionalmente reconhecido como uma nova nação, o que significou pra os norte americanos a abertura de um período de reestruturação, passando pela elaboração de uma nova constituição, que teve participação direta de Washington.
Na convenção constitucional, foi elaborado um documento que tratava da unificação dos Estados Unidos para estabelecer um governo federal, esse documento foi somente aprovado em 1790, quando Rhode Islando ratificou o documento. Em 1789, houve a primeira eleição dos Estados Unidos, resultando na vitória de George Washington de modo unânime. Seu governo não seria fácil, pois estruturar uma nação é uma tarefa que por vezes durou décadas a fio em outros locais, tendo de lidar com disputas por poder, problemas econômicos, sansões comerciais dentre outros fatores. Atuou por dois mandatos e elaborou a capital norte americana, Washington, em sua homenagem, tendo controversas em sua história, como ser favorável a medidas escravocratas na década de 1790.
Ao final de seu governo em 1797, se recusou a concorrer uma terceira vez para presidência, se aposentando da política, e acabou falecendo em 1799 devido a uma infecção na garganta, embora exista uma série de discussões a respeito de sua morte, por negligência médica e tratamentos arcaicos que não o deram chances de sobreviver a um simples problema de saúde.
No fim das contas, George Washington foi uma das mais importantes figuras da história dos Estados Unidos, tendo sido fundamental economicamente para as colônias, general durante a revolução americana e presidente durante os primeiros anos de independência dos Estados Unidos, sendo o povo norte americano em geral, grande admiradora de sua história.
Comentários
Enviar um comentário