Eleições Gerais 2019: É Ingenuidade demais ser roubado repetidamente à luz do dia!




Por Roberto Julio Tibana

A ideia de que um indivíduo que é repetidamente roubado à luz do dia pode debelar o mal sentando-se na mesma sala com o ladrão e rogando sempre para ele não lhe roubar, derrota a minha capacidade de encaixar ingenuidades!
A ideia de que evita-se o derramamento de sangue sentando-se todos os dias com o indivíduo que tem as armas apontadas para si e que ao menor apelo que tu fazes para ele depôr as armas e conversar de uma maneira civilizada dispara eliminando um a um dos teus correligionários, também derrota a minha capacidade de encaixar ingenuidades!
A ideia de que alguém que manda matar teus companheiros e quem quer que seja na sociedade que tenha e experimente exprimir ideias diferentes pode honestamente aceitar-te na mesa de jantar dele, é para mim das maiores ingenuidades com que já me deparei!
No mínimo eu sairia à rua gritando que alí naquela casa há ladrão e assassino, e pedindo ajuda se não tenho eu força suficiente para debelar o mal.
A Renamo e o MDM e todos os partidos de oposição devem arrumar e apresentar aos órgãos competentes todos os ilícitos eleitorais, usando todos os meios à disposição, impugnar junto ao Conselho Constitucional a validade destas eleições, apelar inequivocamente à sua anulação na totalidade, mas nunca legitimarem esta farça sentando-se nos órgãos resultantes dela. Isso seria uma grande traição ao eleitorado. Isso seria participarem e chancelarem na eliminação total da democracia nascente em Moçambique.
Já não é tempo de diálogos fechados dentro da Assembleia da República onde o autor da fraude tem a maioria forjada. Já não é tempo de confiar no diálogo por telefone entre líderes das duas formações armadas. Precisamos de uma Assembleia ampla de todas as forças progressistas da sociedade para pensar e reformular as regras do jogo democrático em Moçambique.
O resto, só podem ser ingenuidades filosóficas e um apetite pelas mordomias pagas com nossos impostos!


* título do blog

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dívidas ocultas: Primeiro contacto foi com agente secreto sul-africano

30 years of brutal silence of Germany on slavery of Mozambicans

Sobreviventes do massacre descrevem “execuções agoniantes” em campo de futebol de Muidumbe